Sarcopenia e a Vitamina D

Categories: dor

Força, vitalidade e longevidade

O envelhecimento é uma consequência natural que começa logo após o nascimento, quanto mais o tempo passa, mais severas são as marcas do envelhecer em nosso corpo, é preciso ter muito cuidado com a saúde do nosso corpo para viver de forma saudável. 
Aos 30 anos de idade, essa consequência fica mais agressiva com um processo conhecido como sarcopenia.

Mas então, o que é essa tal de sarcopenia?

Atrelada ao envelhecimento, a sarcopenia é um processo inerente ao corpo humano, que tem início aos 30 anos, de forma progressiva, ela degenera a massa muscular, chegando a uma perda de 0,5% ao ano. Pode parecer pouco, mas ao longo dos anos, a conta chega, após os 60 anos, esse processo se agrava, tendo uma perda de 1% da massa magra dentro do período de um ano.

Como eu faço para evitar a sarcopenia?

Como diria o Thanos, personagem do filme Vingadores:
“I’m inevitable/Eu sou inevitável”

Pois é, esse é um processo inevitável, porém, existem algumas formas de combater a sarcopenia, a principal delas é a atividade física, mas não podemos esquecer de outros fatores, como ter uma boa alimentação, tudo está interligado e é indispensável para fazer a manutenção da saúde.

Preparar o corpo para o envelhecimento o mais cedo possível é ímpre, Ter uma rotina com exercícios físicos é essencial para manter o corpo saudável, algumas pessoas sentem dificuldade em se adaptar a uma atividade que exija esforço, entretanto, devemos lembrar que tudo que é bom vem sempre com muito esforço, um corpo saudável não é diferente. Por outro lado, o ideal é que o exercício físico não seja uma atividade maçante, é preciso encontrar aquela prática esportiva que você se enquadre e atenda suas necessidades. Existem diversas atividades que vão do aeróbico ao anaeróbico, desde bicicleta, corrida, natação a musculação e pilates.

Através de uma dieta balanceada, boas noites de sono, exercícios físicos e redução do estresse, somos capazes de manter uma boa imunidade, o que é muito importante durante esse período de pandemia.

O poder do sol a da Vitamina D

Sem o sol, não haveria vida no planeta terra, todos os seres vivos que habitam o globo terrestre dependem da luz do sol pra sobreviver, sem a luz solar as plantas não conseguem fazer fotossíntese, ou seja, sol é vida.

É através do contato com a luz solar que nosso corpo produz a vitamina D. Na verdade, ela é um hormônio esteroide, por isso é a única vitamina a ser sintetizada pelo corpo humano. A exposição solar com consciência, é fundamental para que tenhamos uma boa saúde.

A maioria das pessoas sofrem com a deficiência de produção da vitamina D, os níveis irregulares desse hormônio no organismo podem trazer consequências como osteoporose, falta de energia, sistema imunológico fraco e para as gestantes, aborto no primeiro trimestre de gravidez e o desenvolvimento de autismo.

O melhor período para exposição solar, com intenção de melhorar a produção de vitamina D, é ao meio-dia, durante 15 minutos.
Unidor, seu bem-estar é a nossa paixão.

Premium WordPress Themes Download
Download Premium WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Best WordPress Themes Free Download
udemy paid course free download