Existem diversas causas para o conhecido zumbido no ouvido, algumas delas difíceis de identificar, enquanto outras são mais evidentes. Uma das causas subjacentes desse problema está relacionada às alterações na articulação temporomandibular (ATM) e aos distúrbios temporomandibulares (DTMs) associados.
O zumbido no ouvido, de forma geral, pode estar relacionado a fatores otológicos (ouvido), musculares, odontológicos, metabólicos (alterações em exames de sangue), farmacológicos (medicamentos) e psicológicos, entre outros, e um mesmo paciente pode apresentar mais de uma causa associada.
A ATM é a articulação que permite a abertura e o fechamento da boca. Quando há um desequilíbrio nessa articulação, podem surgir uma variedade de sintomas, incluindo zumbido e dor no ouvido.
A relação entre a disfunção de ATM, zumbido e dor no ouvido pode ser complexa.
Alterações na articulação podem afetar os nervos e músculos ao redor, contribuindo para sintomas auditivos. Um especialista em dor pode realizar uma avaliação detalhada para entender essa interconexão
De maneira geral, podem ser indicados exercícios para relaxamento da musculatura cervical, tratamento de pontos gatilhos miofasciais, correção de má postura, manipulação da musculatura dolorosa na face ou pescoço, uso de aplicativos que ajudam a evitar o apertar dos dentes ao longo do dia, correção de mordida, uso de placas oclusais (em casos de bruxismo), entre outras intervenções.
Na Unidor Saúde, oferecemos um tratamento multidisciplinar para dor, liderado pela Dra. Roberta Monteiro, especialista em Medicina da Dor. Com uma abordagem integrada, nossa equipe inclui profissionais de diversas áreas, proporcionando cuidados complementares e personalizados.
Se você ou alguém que conhece está enfrentando zumbidos ou dores no ouvido, não hesite em entrar em contato pelo WhatsApp 3316-9906 para agendar uma consulta com a Dra. Roberta Monteiro.
Estamos aqui para ajudar a aliviar sua dor e melhorar sua qualidade de vida.