Você já deve ter ouvido falar em massoterapia não é mesmo? O nome da-se a uma classificação dada para as técnicas que visam proporcionar saúde e bem-estar para as pessoas. Ela pode ser aplicada, exclusivamente, por meio de manobras manuais ou com auxílio de acessórios.
Pessoas de todas as idades podem se beneficiar com a massoterapia. Afinal, existem diferentes tipos de massagem, indicados para as mais variadas situações e condições. Neste artigo você vai saber sobre os benefícios da massoterapia, e suas técnicas. Boa leitura!
Benefícios:
A massoterapia têm um impacto significativo na saúde física, mental e social das pessoas, já que promovem benefícios como:
Alívio das dores musculares;
Alívio de tensões e estresse;
Potencialização da imunidade;
Ativação da circulação sanguínea;
Estímulo da eliminação de toxinas;
Aumento da flexibilidade corporal;
Melhoria do humor;
Estímulo do processo de cicatrização;
Prevenção de algumas doenças e problemas;
Sensação geral de bem-estar;
Equilíbrio da saúde mental.
Esses benefícios são possíveis porque existem diferentes técnicas de massoterapia. Inclusive, algumas delas voltadas para a estética. Assim, contribuem para uma melhoria da autoestima e da autoconfiança, por auxiliarem no alcance de metas pessoais de valorização da imagem.
Tipos de técnicas:
Massagem relaxante
A massagem relaxante é uma técnica que aplica movimentos suaves utilizando apenas as mãos na musculatura do corpo, como cotovelos, punhos e antebraços.
A massagem relaxante libera um hormônio chamado ocitocina que combate a tensão muscular, auxilia no fluxo intestinal, estabiliza a pressão arterial e principalmente diminui o estresse.
De modo geral a massagem relaxante promove um profundo estado de relaxamento, diminui as dores musculares e cãibras, já que aumenta a circulação sanguínea e oxigena melhor as células.
Ventosaterapia
É uma alternativa minimamente invasiva para desintoxicar o organismo, reduzir dores, desconfortos, estresse e tudo o que tenha a ver com o alinhamento da energia.
A técnica é feita através da colocação de copos em pontos de acupuntura selecionados na pele, que produz hiperemia ou hemostasia, resultando num efeito terapêutico. A ventosaterapia é utilizada frequentemente para tratar tanto lesões atléticas agudas quanto crônicas.
Liberação Miofascial
A liberação miofascial é uma terapia manual que previne lesões e alivia dores musculares. O método é utilizado na fisioterapia com aparelhos específicos ou somente com as mãos, pressionando pontos específicos do corpo a fim de liberar o tecido fibroso que reveste os músculos, chamado fáscia.
Além de aliviar dores e tensões, a liberação miofascial melhora a disposição e agilidade, e o rendimento em séries intensas de exercícios.
Tui Na
A Massagem Tui Na é uma técnica terapêutica originária da medicina tradicional chinesa, que se destaca por sua abordagem holística na promoção do equilíbrio energético e físico no corpo.
O termo “Tui Na” deriva do mandarim, onde “Tui” significa empurrar, e “Na” significa segurar. Dessa forma, essa prática milenar utiliza uma combinação de manipulações manuais, pressões, fricções e alongamentos para influenciar o fluxo de energia vital, conhecido como “Qi” ou “Chi”.
Zen Shiatsu
O Zen Shiatsu é uma massagem que ativa a força vital de cura existente nas pessoas. Feita com movimentos lentos e uma suave pressão ao longo dos canais de energias do corpo. Age nos meridianos, desobstruindo os canais e fazendo fluir a força vital. Entre seus benefícios, estão:
Promover o profundo relaxamento dos músculos;
Aliviar dores musculares;
Tratar problemas posturais;
Melhorar a respiração;
Ativar as funções intestinais;
Aliviar a tensão física e emocional;
Favorecer a circulação sanguínea;
Melhorar problemas de insônia;
Dor de cabeça;
Rejuvenescer as células;
Aliviar o esgotamento físico e mental.
Drenagem linfática
A drenagem linfática é uma técnica específica de massagem manual que busca estimular o sistema linfático a eliminar o excesso de líquidos no corpo que causam inchaço, através de movimentos suaves, lentos e repetitivos.
O sistema linfático nada mais é do que uma rede de vasos que leva até a corrente sanguínea o excesso de fluídos (linfa) dos tecidos e dos órgãos.
Massagem modeladora
A massagem modeladora é uma técnica que utiliza movimentos manuais intensos e profundos, com o objetivo de reorganizar as camadas de gordura, promovendo a harmonização dos contornos corporais.
Além disso, quando aplicada com a técnica correta, pode auxiliar na redução de medidas e na retenção de líquidos, estimular a circulação sanguínea e o metabolismo e contribuir para a melhora da autoestima e da qualidade de vida.
Reflexologia podal
A reflexologia podal é a aplicação de pressão em pontos dos pés, com objetivos terapêuticos diversos, como alívio de dores, equilíbrio energético, relaxamento e estímulo à circulação sanguínea.
A técnica é considerada uma terapia integrativa, pois tem uma perspectiva holística do indivíduo.
Massagem sueca
Bastante utilizada para tratar de lesões e fadigas musculares, a massagem sueca é indicada também para o tratamento e alívio de dores de cabeça, no pescoço, no nervo ciático, entre outros locais.
A técnica é uma das mais famosas e mais buscadas nos centros estéticos por conta de seus múltiplos benefícios para a saúde, sendo eficaz inclusive para doenças crônicas como é o caso da fibromialgia e também no cuidado de doenças ocupacionais como a tendinite e a LER – Lesão por Esforço Repetitivo entre outras.
Massagem com Pedras Quentes
De maneira simples, essa massagem faz uso de pedras de basalto quentes, que são colocadas em pontos estratégicos do corpo.
Geralmente, o profissional atua em pontos dominantes, como na cabeça, pés e costas.
Ao contrário do que muitas pessoas acham, o foco principal da prática é garantir o alívio do estresse, provocando relaxamento e sensação de bem-estar.
Portanto, também é capaz de reduzir desconfortos gerais.
Na maior parte das vezes, o profissional começa esse processo com uma massagem simples com óleo pelo corpo. Enquanto isso, a pedra é aquecida.
Depois, essas pedras são colocadas em pontos do corpo, ficando ali durante alguns minutos.
Esses pontos são chamados de acupressão. Geralmente, são regiões que possuem uma sobrecarga de tensão muscular, causando as dores e desconfortos.
Esses mesmos pontos também são utilizados em outras práticas, como para aliviar vertigem, náuseas e enjoos e até para aliviar ansiedade.
Para quem a massoterapia é indicada?
Cada técnica de massoterapia alcança resultados dos mais variados. Por isso, é possível beneficiar desde o bebê até pessoas na melhor idade. As indicações são as mais variadas.
Uma pessoa pode recorrer a massoterapia, por exemplo, com o objetivo de elevar a autoestima por meio do autocuidado e de técnicas estéticas. Também é uma alternativa para:
Melhorar a qualidade do sono;
Cuidar da saúde mental;
Tratar transtornos e distúrbios de saúde mental;
Melhorar o sistema imunológico para prevenir doenças;
Aliviar o desconforto causado pelas dores crônicas;
Otimizar o processo de recuperação no pós-operatório;
Complementar tratamentos da medicina tradicional.
Você pode incluir a massoterapia na sua vida com o objetivo de aliviar a tensão mental e física causada pelo dia a dia atribulado. Também para ter um momento dedicado a você. É ideal, ainda, no tratamento de condições como:
Luxações;
Edema;
Calcificação articular;
Fadiga;
Reumatismo;
Artrite;
Nevralgia;
Lesões em geral.
Agora aqui na Unidor Saúde temos também massoterapia!
Agende já a sua avaliação conosco, entre em contato com a nossa central de atendimento pelo telefone ou WhatsApp: