De acordo com uma pesquisa da organização mundial da saúde (OMS), a artrose é a doença que mais cresce na população mundial, acometendo 70 a 80% das pessoas acima de 60 anos.
Apesar da doença ser conhecida como artrose ou osteoartrose aqui no Brasil, ela possui várias sinonímias e é mundialmente chamada de osteoartrite. É de longe a forma mais comum de doença articular, e o joelho é uma das articulações mais afetadas.
O que é a artrose no joelho
Se caracteriza por um desgaste da articulação, o que leva a uma inflamação do local, resultando em sintomas como dor, vermelhidão, inchaço e dificuldade para movimentar o joelho.
Com o passar do tempo, é natural que a artrose vá piorando e, por isso, podem começar a surgir sintomas mais sérios como deformidades da articulação e dor intensa, que podem fazer com que a pessoa tenha dificuldade para andar e maior tendência a mancar.
Essa situação é mais comum de acontecer em pessoas mais velhas, devido ao desgaste natural das articulações, no entanto pode ser também consequência de pancadas fortes no joelho ou doenças inflamatórias.
É importante que após a identificação dos sintomas da artrose, o ortopedista seja consultado para que possam ser realizados exames para confirmar a alteração e iniciado o tratamento mais adequado, que pode envolver o uso de remédios, a realização de fisioterapia e, nos casos mais graves, cirurgia.
Quais são os sintomas da artrose
Dor progressiva que piora após esforço físico;
Rigidez articular, principalmente no frio;
Dificuldade de locomoção, principalmente em terrenos ingrimes, subir e descer escadas;
Deformidades: o joelho vai “entortando”para dentro ou para fora, gerando o que chamamos de geno varo (joelho de cowboy) ou geno valgo (joelho em x);
Perda do arco de movimento do joelho, ou seja, incapacidade de dobra-lo ou estica-lo de maneira completa;
Inchaço (água no joelho), que se agrava principalmente após esforço físico. Este inchaço pode ser duro (causado por osteófitos ao redor dos lados da articulação) ou macio (causado por fluido extra na articulação);
Queixas de falseio, principalmente quando o joelho esta entortando e os ligamentos do lado oposto da deformidade tornam-se insuficientes;
Fraqueza muscular progressiva: a dor no joelho causa o que chamamos de inibição muscular, principalmente do músculo anterior da coxa, ou quádriceps, levando a dificuldade extrema a atividades como descer escadas.
Possíveis causas
Desgaste natural da articulação, que ocorre devido à idade;
Estar muito acima do peso;
Traumatismo direto, como cair de joelhos, por exemplo;
Doença inflamatória associada ao uso indevido da articulação.
Este problema afeta principalmente pessoas com mais de 45 anos, mas, se a pessoa estiver muito acima do peso ou tiver alguns destes fatores de risco, por exemplo, pode desenvolver uma artrose ainda jovem, por volta dos 30 anos de idade.
Tratamento
O tratamento da artrose no joelho deve ser feito de acordo com a orientação do ortopedista que pode indicar o uso de medicamentos anti-inflamatórios, analgésicos ou suplementos nutricionais para ajudar a restaurar a articulação do joelho.
Os principais tratamentos para a artrose no joelho incluem:
Medicamentos
Os medicamentos indicados pelo médico ortopedista para a artrose no joelho têm como objetivo reduzir a dor e o desconforto na articulação.
Exercícios
Alguns exercícios para artrose no joelho são alongamento da musculatura das pernas que pode ser feito pela própria pessoa ou com o auxílio do fisioterapeuta, ou também andar de bicicleta.
Porém, o ideal é que os exercícios sejam feitos com orientação do fisioterapeuta, pois quando realizados de forma incorreta ou com a articulação muito dolorida, podem agravar os sintomas.
Fisioterapia
A fisioterapia para artrose no joelho deve ser realizada preferencialmente todos os dias, nos momentos de maior dor.
O fisioterapeuta deve avaliar a articulação e orientar o melhor tratamento, respeitando as limitações de cada pessoa.
Nas sessões de fisioterapia podem ser utilizados aparelhos específicos e exercícios de alongamento e de fortalecimento muscular.
Cirurgia e Procedimentos minimamente invasivos
A cirurgia e os procedimentos são indicados nos casos em que o uso de remédios e a fisioterapia não foram eficazes para aliviar os sintomas, e a dor persiste, mesmo após meses de tratamento convencional.
Aqui na Unidor Saúde temos planos de tratamento exclusivos para tratamento da artrose, contando com especialista em dor, fisioterapia, psicologos, nutricionistas, para melhor atender nossos pacientes.
Agende já a sua avaliação conosco, entre em contato com a nossa central de atendimento pelo telefone ou WhatsApp: