top of page

10 MITOS SOBRE DORES LOMBARES

Sabemos que a lombalgia é uma das principais queixas da população mundial, e provavelmente você ou alguém próximo a você sente dores lombares, não é mesmo?




Portanto, é importante ficar atento! Pois, muitas teorias sobre a lombalgia são erradas e até mesmo prejudiciais para a saúde da sua coluna.



Pensando nisso, preparamos este artigo com 10 mitos sobre dores lombares. Fique até o fim, pois esse conteúdo será bastante útil para você!

 


Mito 1 -  Dores lombares estão relacionadas a uma condição médica grave.

 


Esta história está longe de ser verdade, apesar das dores lombares causarem muito desconforto e eventualmente algum grau de capacitação, na grande maioria das vezes são inespecíficas não há nada muito grave por trás, como por exemplo, o câncer que é uma das grandes preocupações dos pacientes.

 


Mito 2 - As dores lombares se tornarão persistentes e vão piorar ao longo da minha vida.

 


Isso não é verdade. O que os estudos mostram é que a grande maioria dos pacientes, mais de 95% melhoram as suas dores lombares com o passar do tempo, em um, três e até seis meses.                                 



A minoria dos pacientes, vão desenvolver o que nós chamamos de dor lombar crônica, que duram mais de 3 meses no ano.

 


Mito 3 - A presença de dor lombar crônica está sempre relacionada a alguma lesão da coluna.

 


Nem sempre isso é verdade. Existem outros fatores que influenciam as dores lombares e suas gravidades. Por exemplo: o estresse.

 


Existem pacientes que têm um dano na coluna muito grave e tem pouca dor e tem pacientes que têm lesões muito pequenas e têm muita dor. Então nem sempre há uma correlação entre a intensidade da dor e a lesão.

 


Mito 4 - Exames de imagem sempre são necessários para avaliações das dores lombares.


 

Isso não é verdade! Apenas pacientes que tenham alguns sinais de alerta, é que vão precisar de uma ressonância nuclear magnética, inclusive a ressonância não tem o poder de identificar a fonte da dor lombar.

 


Mito 5 - Dores relacionadas ao movimento ou exercícios significam que estou machucando ainda mais a coluna



Isso não é verdade. É esperado, e até normal que quando o paciente tenha uma dor lombar as estruturas estejam mais sensíveis, inicialmente a dor pode piorar depois ao exercício, e o paciente acaba entrando em cinesiofobia (medo do movimento) isso é extremamente deletério no tratamento. Visto que uma das grandes armas que temos para o tratamento da lombalgia é o exercício físico regular.



 

Mito 6 - As dores lombares estão relacionadas a uma má postura.

 


Os estudos mostram que não há uma postura ideal e nenhuma postura está relacionada ao aumento da incidência de dores lombares, o que sugerimos é que o paciente adote posturas confortáveis mas que altere e se movimente, o que é muito importante.

 


Mito 7 - As dores lombares estão relacionadas a uma fraqueza da musculatura do “core”.


 

Não é verdade! O que a gente verifica é que pacientes com dores lombares tem uma musculatura mais tensa do que o normal, até como mecanismo de proteção, o mecanismo reflexo.

 


Mito 8 - Movimentos repetitivos, abaixar e carregar peso, provocam lesões na coluna.

 


Isso não é verdade! A nossa coluna ao contrário do que pensam, ela é forte, e foi desenvolvida para tolerar esse tipo de movimentação e um pouco de peso.

 


Mito 9 - Uma piora das dores lombares significa lesão da coluna vertebral e demandam que o paciente fique em repouso.   



Não é verdade! Inclusive o sedentarismo e o repouso prolongado é um dos fatores que dificultam muito o tratamento do paciente. Pacientes com dores crônicas precisam fazer atividade física regular.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         Mito 10 - Procedimentos invasivos são efetivos e necessários para o tratamento das dores lombares.

 


Isso não é necessariamente verdade!

Sempre optamos por tratamentos mais conservadores como por exemplo algum medicamento e uma fisioterapia personalizada, apenas quando isso não traz o efeito desejado é que partimos para alguns procedimentos.

Sempre escolhemos os procedimentos partindo daquilo que é menos agressivo para o que é mais agressivo, escolhendo aqueles procedimentos que trazem menos riscos para o paciente, e somente em casos mais graves aqueles procedimentos que trazem mais riscos ao paciente, como por exemplo a cirurgia.

 


Se você sofre com dores na lombar, saiba que aqui na Unidor Saúde contamos um uma equipe preparada para te atender, desde a primeira consulta até a finalização do seu tratamento.

 


Agende uma consulta conosco, entre em contato com a nossa central de atendimento pelo telefone ou WhatsApp:



bottom of page